terça-feira, 12 de outubro de 2010

Vladimir Palmeira, Zé Dirceu e a História da Esquerda brasileira ( SE ISTO É VERDADE PORQUE A HISTORIA QUE ESTA ESCONDIDA NO COFRE DO STM )


Bacana a história de militância política dos ex líderes estudantis e ex deputados Vladimir Palmeira e Zé Dirceu. Ambos militam politicamente juntos por muito tempo.
Nunca escondi a admiração que tenho pela militância do companheiro Zé Dirceu se hoje o PT esta governando e muito bem o País muito se deve a ele.

No Periodo que estive na UNE estudava muito a respeito do movimento estudantil brasileiro e sem dúvida a história deles se confunde com a história da redemocratização do Brasil. José Dirceu e Vladimir Palmeira então líderes estudantis, foram presos em Ibiúna, no XXX Congresso da UNE. E em 1969, foram deportados do Brasil em troca da libertação do embaixador norte-americano Charles Elbrick, juntamente com mais quatorze presos políticos, entre eles Luís Travassos e Franklin Martins. Ambos ajudaram a fundar o PT e aturam juntos também na CPI do Fora Collor.

Final do ano passado bati um papo legal com o companheiro Zé Dirceu, me revelou que durante a ditadura veio muitas vezes à Blumenau e Brusque para comprar roupas, pois morava no Paraná onde tinha uma loja. Seu maior defeito é torcer pelo Corinthians


Acompanhem a entrevista do companheiro Vladimir Palmeira, mais um relato histórico da esquerda brasileira.


video


O movimento estudantil é na minha opinião, a maior e mais qualificada escola de lideranças políticas do País. Ali aprendemos tudo sobre retórica e articulação política, dois pilares para os bom militantes. A militância estudantil sempre foi berço para os militantes da esquerda, recentemente também vem formando quadros para a direita, em Blumenau dois vereadores de direita iniciaram no ME (Movimento Estudantil - sigla utilizada pelos militantes) o Marcelo Schrubbe e o Fabio Fiedler.

Pela esquerda temos o Vanderlei de Oliveira que além de ter sido presidente do Diretório Central dos Estudantes da FURB, também teve uma militância sindical.


Nenhum comentário: