terça-feira, 9 de novembro de 2010

Suspeito de tráfico de influência, assessor pede demissão da Casa Civil


http://www1.folha.uol.com.br/poder/827737-suspeito-de-trafico-de-influencia-assessor-pede-demissao-da-casa-civil.shtml

Suspeito de participar de tráfico de influência dentro da CasaCivil, Gabriel Boavista Laender pediu demissão do cargo de assessor da secretaria executiva da pasta. O pedido de exoneração foi publicado no "Diário Oficial da União" nesta terça-feira.

Laender é mais uma pessoa ligada à ex-ministra Erenice Guerra, investigada nos casos de lobby na Casa Civil.

Coordenador da área de regulação do plano de banda larga, Laender foi advogado da Unicel antes de ser nomeado para trabalhar no governo. A empresa é ligada ao marido de Erenice, José Roberto Camargo, que atuou como consultor da companhia de telefonia.

O suposto tráfico de influência para beneficiar a Unicel é um dos focos da investigação da Polícia Federal sobre a atuação de um grupo de lobby na Casa Civil. A PF já ouviu o marido de Erenice sobre o assunto.

A Folha revelou que o computador usado por Gabriel Laender foi acessado várias vezes com a senha de Vinícius Castro, ex-assessor da Casa Civil e sócio de um filho de Erenice na Capital, empresa da família Guerra que intermediava negócios com o governo.

Erenice deixou o governo em 16 de setembro depois de a Folha publicar que ela recebeu na Casa Civil um empresário levado pelos lobistas do esquema, que cobravam para viabilizar um empréstimo para um projeto de energia eólica no BNDES.

Antes de Laender pedir demissão, Vinícius Castro e Stevan Knezevic, também citados no escândalo, já haviam deixado os cargos.

Ele repetiu que o governo Lula prepara um anteprojeto de lei para entregar à presidente eleita, Dilma Rousseff, que será o "ponto de partida" para uma nova política para o setor. Segundo ele, a expectativa é que Dilma encaminhe o texto para consulta pública ou discussão do Congresso quando assumir e trate o assunto como prioritários em seu governo.


Nenhum comentário: