sábado, 28 de maio de 2011

Porque contas são canceladas no Twitter #FODEL

Com colaboração de @silvianetto

1- Uso de scripts ilegais.
Um dia destes aconteceu uma barafunda na twitosfera tupiniquim com gente rodando a baiana às voltas com scripts que multiplicam o número de Seguidores. Alguns perfis confessaram a tramóia e inclusive colocaram o tal script para download. Tais contas que infringiram explicitamente o TOS do Twitter, serão suspensas? Só o tempo dirá. Maiores detalhes sobre os participantes implicados neste embrólio no Goma de Mascar.

2- Criação em massa de contas por um mesmo indivíduo.
Este é um comportamento típico de spammers. Tais criminosos cibernéticos chegam a criar milhares de perfis que passam a ser alimentados automaticamente via rotinas automatizadas (scripts).

3- Roubo de perfis.
Quem não gostaria de pegar o “bonde andando” com um perfil já recheado de milhares de seguidores? Quem se descuida com o uso da sua senha corre um alto risco de perder a sua conta depois de investir tanto trabalho para conquistar seguidores. Precisamos ter muito cuidado quando nos valemos de sites e aplicativos de terceiros que prometem fazer maravilhas, mas exigem os dados de login do Twitter. Quando você usa os clientes do Twitter, necessariamente tem que fazer login via programas de terceiros. A única garantia que temos de não termos nossas senhas roubadas é usar aplicativos autorizados pelo próprio Twitter relacionados na sua página deDownloads.

4- Realização de atividades SPAM.
O Twitter entende como SPAM o envio de material não solicitado através de Updates, ou Mensagens Diretas, bem como a divulgação de correntes, promoções, ou propaganda agressiva de produtos comerciais (exceto aqueles expressamente permitidos).

5- Publicar links que direcionem para sites de phishing, malware, vírus, etc.
Verifique muito bem antes de publicar links para não incorrer inadvertidamente nesta violação. Note bem que a punição só virá diante da insistente reincidência deste tipo de abuso.

6- Um grande número de Blocks disparados contra um perfil deflagram um processo investigativo.
O recurso de bloquear um perfil deve ser usado com parcimônia. Através dele você bane qualquer seguidor da sua lista de seguidores. É a extrema unção do twitter, portanto faça banimentos com cautela e aja assim somente contra as contas que ofendem explicitamente os Termos do Serviço do Twitter. Caso você não goste de uma pessoa, dê unfollow nela e não se preocupe se ela continue te seguindo. O TOS do Twitter não explicita isto, mas pressuponho que eles não vejam com bons olhos aqueles usuários que usam sistematicamente o recurso do Block.

7- Grande número de denúncias de atividade SPAM contra um determinado perfil.
Todas as administrações de grandes redes sociais se valem do recurso estatístico. Como eles não têm condições monitorar individualmente cada usuário, programam um sistema de malha fina que detecte quando uma determinada conta supera um certo patamar de denúncias. Isto se justifica em virtude da ocorrência das denúncias vazias com motivações diversas daquelas que realmente levam a uma punição.

8- Política agressiva de aumento de Following (Seguidos), quando um grande número de pessoas é seguido num curto espaço de tempo.
Você tem que se controlar o se ímpeto inicial de abraçar o mundo via Twitter: de novo o que vale é a estatística, já que o sistema detecta quando um perfil está crescendo de maneira exagerada e fora dos padrões aceitáveis. Uma conta assim corre o risco de gancho, ou estagnação do número máximo de Seguidos.
Por conta da violação sistemática desta diretriz, o Twitter se viu obrigado a impor uma série de limites sobre os perfis.

9- Grande discrepância entre o número de seguidores e seguidos.
A paciência é uma virtude a ser aprendida pelos afoitos por crescimento rápido. Esclarecimento: o desbalaceamento que o Twitter se refere é um grande número de seguidos contrapondo-se a um reduzido número de seguidores, porque de outra forma, os dois perfis milionários do mundo já teriam sido caçadas porque tando o aplusk, quanto o CNNbrk seguem apenas 93 e 6 contas repectivamente.

10- Grande incidência de updates repetidos.
É mais um sinal inequívoco de atividade SPAM.

11- Updates sem texto contendo somente links.
Isto é um sério sintoma de que os updates estão sendo gerados por robôs, que fatalmente denuncia atividade spammer.

12- Publicação de links falsos, ou que criam falsas expectativas nos seguidores.
Quem pratica este tipo de bobagem, caso não tenha a sua conta cancelada, com certeza terá movimentos intensos de unfollows.

13- Roubo de conteúdo alheio, ou seja, fazer re-tweets sem preservar a autoria.
Certamente que a administração do Twitter não tem condições de detectar este tipo de violação do TOS. Punições baseadas neste artigo supostamente acontecem por denúncias de terceiros que detectaram re-tweets do seu conteúdo sem a preservação da autoria. Por isto é importante denunciar os perfis prevaricadores.

Se uma conta estiver incorrendo em um ou alguns dos comportamentos listados aqui, ela poderá ser suspensa para o procedimento de investigação de abuso. Enquanto isto, todos os acessos do perfil investigado serão bloqueados. Quem julgar que foi suspenso injustamente pode mandar um email para suspended@twitter.com com o username e o motivo da suspensão.


Denúncias de abusos do TOS (Termos do Serviço) do Twitter podem ser enviadas por email para copyright@twitter.com
Por: Isaias Malta.



FONTE http://www.blogpaedia.com.br/2009/04/por-que-minha-conta-do-twitter-foi.html?

Nenhum comentário: