segunda-feira, 9 de maio de 2011

Diretor-Geral Requiao é denunciado no MP e no TC

Governo entrega ao MP e ao TC segunda leva de documentos sobre obras irregulares no Paranacidade na gestão Pessuti
O secretário estadual de Controle Interno do governo Beto Richa, Mauro Munhoz, entregou ontem ao Ministério Público (MP-PR) e ao Tribunal de Contas (TC-PR) a segunda parte dos documentos que apontam irregularidades em obras acompanhadas pelo Paranacidade na administração Orlando Pessuti (PMDB), relativas ao Programa de Recuperação Asfáltica de Pavimento (Recap). Entre os problemas encontrados estão a falta de recursos para honrar compromissos assumidos no último ano de gestão e convênios e contratos assinados durante período eleitoral.

Uma reportagem publicada pelo Jornal do Estado no último dia 24 revelou que as acusações atingem o peemedebista Wilson Bley Lipski, ( Diretor-Geral da SEDU no Governo Requiao )nomeado recentemente pelo prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB) para comandar a Agência Curitiba de Desenvolvimento. Como secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e superintentende do Paranacidade na gestão Pessuti, Bley esteve à frente dos órgãos acusados pelo novo governo de promover repasses de recursos em período eleitoral, firmar convênios ilegais, além de infringir a lei de licitações e a Lei de Responsabilidade Fiscal. Bley coordenava pessoalmente o Recap, lançado em plena campanha eleitoral como estratégia do governo Pessuti de atrair apoio político de prefeitos e vereadores.

Segundo o governo do Estado, na nova leva de documentos entregues ontem ao MP e TC, as irregularidades incluem 336 convênios do programa de recapeamento asfáltico assinados durante o governo Pessuti ) com prefeituras, sem que o Estado tivesse recursos financeiros para honrar a totalidade dos compromissos, no valor de R$ 70 milhões. “Mais de 90% dos convênios venciam no fim de 2010 e não podiam ser renovados. O governo está honrando o pagamento das obras concluídas e já iniciadas”, informou o secretário.

Bley que integra a direção estadual do PMDB - foi nomeado por Ducci para o cargo na prefeitura municipal no último dia 18 de abril. A nomeação faz parte da estratégia do prefeito de atrair apoio de setores do PMDB para seu projeto de reeleição. De acordo com Munhoz, o Paranacidade - na época comandada pelo peemedebista - é um dos órgãos que apresenta maior volume de evidências de utilização indevida de recursos pelo governo anterior.

Um comentário:

Clarice da Silveira Serafim disse...

Fui citada em matéria publicada no seu blog em 22 de outubro de 2010: "Advocacia-Geral pede indisponibilidade de bens de duas entidades beneficentes investigada pela PF", como advogada da união e ex "responsável pela ONG PRO-TAMAR".

Contudo, NUNCA fui responsável por esta ONG nem por qualquer outra. Houve um erro crasso, absurdo e injurioso deste blog, pois eu fui a Advogada da União que subscreveu a ação de improbidade CONTRA a referida ONG, entre outros. Eu sou advogada da requerente, União, não da requerida!

Portanto, peço que seja retificada a notícia postada imediatamente, fazendo constar as informações verídicas e factuais, sob pena da responsabilização cível e penal cabível.

Clarice da Silveira Serafim.