domingo, 29 de maio de 2011

Lula usou ex-ministro para intimidar emissoras

CLAUDIO HUMBERTO - FOLHA DE LONDRINA


'(O juiz) tem que aprender que jornalista não é inimigo'

Ministro Cezar Peluso, presidente do STF, defendendo o Judiciário mais comunicativo

Lula usou ex-ministro para intimidar emissoras

A audiência da presidenta Dilma ao ex-jornalista e ex-ministro Franklin Martins foi uma jogada de Lula para tentar estancar o sangramento de Antônio Palocci e calar emissoras de rádio e tevê, que, para ele, faziam ''campanha'' para derrubar o ministro da Casa Civil. A notícia da ''iminente nomeação'' de Martins para o Ministério das Comunicações foi uma ameaça velada às emissoras, que têm pavor à ideia.

Troca-troca

O plano de Lula, ''vazado'' para a imprensa, seria deslocar Paulo Bernardo para a Casa Civil e nomear Franklin Martins em seu lugar.

Deu chabu

O ''plano maquiavélico'' de Lula falhou porque as emissoras não se intimidaram com Franklin Martins, que prega o controle da imprensa.

Lindbergh ataca o Código para pressionar o PT

O senador Lindberg Farias (PT-RJ) resolveu atacar o Código Florestal, aprovado na Câmara, mas ninguém acredita em suas supostas convicções ambientalistas. Lideres do PT já ''captaram a mensagem'': ainda sem apoio no partido para disputar o governo do Rio em 2014, ele tenta colocar os petistas contra a parede flertando com o PV, para insinuar aliança com Marina Silva, que derrotou Dilma no Rio, em 2010.

Infiel militante

Os petistas não duvidam das ameaças de Lindberg Farias: ele já se filiou ao PCdoB, PSTU e PT. PV seria mais um.

Segundo escalão

Petista histórico, Duncan Semple deixou a assessoria especial da Presidência da República. É amigo de Lindberg Farias.

Telhado de vidro

O líder do governo Dilma na câmara, Candido Vaccarezza (PT-DP), vai entrar na linha de tiro do ''fogo amigo'': é acusado no Planalto de dedicar tempo demais a sua construtora (que um dia foi vidraçaria).

O conto do PAC

Inaugurada por Lula e Dilma em 2009, a estação de tratamento de esgoto de Anhumas, em Campinas (SP), recebeu recursos do PAC por intermédio da Caixa. A Constran, envolvida no escândalo do suposto ''mensalinho'' na prefeitura, tocou parte da obra de R$ 56,3 milhões.

Estrela que sobe

Dilma tem prestigiado o sub de Palocci na Casa Civil, o advogado Beto Vasconcelos. Ela já chegou a mediar um confronto entre os dois, em vez de demitir o subalterno, e até pediu para ele ''melhor tratamento''.

Miserê

A consultoria econômica francesa Gecodia, sobre miséria mundial, revela que no primeiro trimestre a Espanha se lascou, mas o Brasil vem logo atrás em desemprego e inflação, com Rússia e Turquia.

Novo mandato

O presidente da Anatel, embaixador Ronaldo Sardemberg, já apela a Lula para ter seu mandato renovado ainda em setembro, dois meses antes do prazo final. Falta combinar com a presidenta Dilma.

Saiu perdendo

O ex-presidente do PT Ricardo Berzoini (SP), que bateu o bumbo no inferno astral de Antônio Palocci, fez cara de nojo com a oferta de duas diretorias da ECT em troca dos cargos perdidos no Banco do Brasil.

Grande irmão

A Coordenação Estratégica de Comunicação da autarquia federal Serpro submeteu servidores a uma pesquisa de avaliação, on-line, mas eles tinham que informar CPF e senha, tornando possível identificá-los.

Pensando bem...

...a ''gerentona'' Dilma agora terá que gerenciar a ingerência de Lula.

PODER SEM PUDOR

Quando um 'animal' fala...
Interventor de Minas Gerais, Benedito Valadares era conhecido pelo vocabulário esquálido e os gestos pouco elegantes. No início dos anos 40 do século passado, em visita a Manhuaçu, na zona da mata, ele discursou:

- Manhuasuínos! Não vos desanimeis. Animais, como eu...

Um apavorado assessor o interrompeu para informar, baixinho, que a palavra correta era ''manhuasuenses''. Era tarde: a multidão, ofendida, já iniciara a debandada.

Nenhum comentário: