sexta-feira, 17 de setembro de 2010

OSMAR DIZ QUE CONTINUISMO É GOLPE CONTRA A DEMOCRACIA

Declaração de Osmar, confirma que continuismo de Governo Requião e do Governo Lula é um Golpe contra a Democracia. Seja sua candidatura e de Dilma são "GOLPES CONTRA A DEMOCRACIA". Pois utilizam a máquina pública em prol do continuismo.

Leia os discurso, daquele que diz que não muda de opinião e diz que quem utilizou a máquina pública não é laranja:

Osmar Dias (PDT - Partido Democrático Trabalhista /PR) - Data 06/11/2007 Casa Senado Federal Tipo Discurso



O SR. OSMAR DIAS (PDT ¿ PR) ¿ - Eu vou falar de um tema, Sr. Presidente, que já vem sendo discutido há alguns dias. O noticiário dos jornais de hoje está dizendo que o terceiro mandato está descartado, porque o Presidente Lula já desautorizou. Mas não é bem assim. Os que estão defendendo e apresentando propostas ou de plebiscito ou de mudança na Constituição são Deputados e Senadores próximos do Presidente.
Nós tivemos uma reunião com o Presidente do PDT, na semana passada ¿ o Senador Cristovam Buarque, o Senador Jefferson Péres, que é o Líder do PDT, e eu. E o que nós combinamos com o Ministro Lupi, Presidente do Partido, é que o PDT se manifestaria radicalmente contra essa idéia do terceiro mandato. O que eu não entendo é que o Partido que foi contra a reeleição no passado agora queira a re-reeleição. O PT foi contra. Quando o PSDB aprovou a reeleição, e eu me manifestei contra desde o princípio, o PT fez discursos, discursos violentos contra a reeleição. E o PT estava certo naquela época. Agora o PT quer, além da reeleição, uma outra reeleição, o que significaria o terceiro mandato. E nós estaríamos, dessa forma, copiando e mal a Venezuela de Hugo Chávez.
Todos criticam Hugo Chávez desta tribuna ¿ alguns elogiam até, mas a maioria critica ¿ porque não aceitam a forma ditatorial com que ele governa a Venezuela.
No entanto, para alguns que criticam Hugo Chávez, é natural que o Presidente Lula queira o terceiro mandato.
Eu já sei o que é reeleição. Disputei uma eleição contra alguém que estava no Governo, e sei que a máquina pública é usada de forma absurda, abusiva, contra quem quer a renovação. É uma tentação de quem está no governo utilizar-se de funcionários comissionados, que vão para as ruas trabalhar a candidatura de quem está pleiteando a reeleição. Se formos verificar, nos Estados, os contratos realizados após a reeleição, há uma coincidência imensa entre as empresas que financiaram a campanha de reeleição e as que ganharam as concorrências e licitações públicas, naquele Estado, depois da reeleição. Essa coincidência pode ser verificada por qualquer levantamento simples, grosseiro, em qualquer Estado onde ocorreu a reeleição.
As campanhas já se tornaram financiadas com recursos públicos em nosso País. Para quem vai para reeleição, é financiamento público;
para quem está disputando a renovação do mandato é, na verdade, um financiamento privado.

É só verificar o custo disso para o País; o custo na mídia. Quem é candidato tem a facilidade de convencer institutos de pesquisas a, uma semana ou 15 dias antes do pleito, publicar pesquisas fajutas, frias, pesquisas que induzem o voto do eleitor e que mudam resultados da eleição. Então, não é uma disputa igual. E o pior desse instituto da reeleição talvez não seja nem o gasto sem controle de quem participa de uma campanha pela reeleição como candidato ocupante de cargo. Mas é o amontoado de vícios que tomam conta de um Estado, de um governo, federal ou estadual, e que, no segundo mandato, proliferam. Esses vícios acabam sendo muito mais a imagem do Governo que foi para reeleição do que as obras e realizações. Vícios que acabam se transformando em brigas internas, em conflitos internos. E quem perde é a população, porque há sempre uma disputa pelo poder, há sempre uma disputa pelo espaço. Esses vícios perpetuam idéias que trazem grandes prejuízos à população, porque há programas que, em quatro anos, causam um dano danado à sociedade, porque têm um custo enorme para o erário e não trazem benefícios à população. Quando há a reeleição, esses programas se esticam, se estendem por mais quatro anos.
Agora, três mandatos? Nós já sabemos o que significarão três mandatos, Sr. Presidente.
...


O SR. OSMAR DIAS (PDT ¿ PR) ¿ Eu sinto, Senador Cristovam, e sei que V. Exª concordaria, porque também já se manifestou, aqui da tribuna, contra essa possibilidade do terceiro mandato.
Não adianta fazer cara de paisagem e dizer que não está acontecendo nada. Está acontecendo, sim. O Presidente Lula disse que não quer, mas fica louco para a população pedir. Então, solta o plebiscito, e a população pode pedir a possibilidade do terceiro mandato

O SR. OSMAR DIAS (PDT ¿ PR) ¿ ...
O que nós queremos não é barganhar cargo em governo nem obter favores. ...


O terceiro mandato tornaria um tempo muito longo para perpetuação de alguns vícios que estão incrustados no Governo Federal, no Governo do PT, e que não podemos admitir.


A renovação de idéias e de projetos é muito importante para a democracia. Se somos contra a reeleição, Sr. Presidente, não podemos nem sonhar com essa idéia maluca que tem sido discutida do terceiro mandato. Isso seria um golpe, um golpe contra a democracia e contra essa renovação de idéias e projetos, renovação essa muito importante para a sociedade brasileira.

FONTE: http://www.senado.gov.br/atividade/pronunciamento/detTexto.asp?t=370959

Nenhum comentário: