sexta-feira, 14 de outubro de 2011

DILMA FOGE DE SERVIDORES PÚBLICOS E BANCARIOS EM PORTO ALEGRE


http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5412443-EI7896,00-RS+protesto+obriga+Dilma+a+usar+carro+em+trajeto+de+m.html

Bancários e servidores públicos tumultuaram passagem de Dilma pela região central de Porto Alegre

Foto: Tárlis Schneider/Agência Freelancer/Especial para Terra

Reduzir Normal Aumentar Imprimir Daniel Favero
Direto de Porto Alegre

Dezenas de bancários e servidores dos Correios, da saúde estadual e da Justiça Federal organizaram um protesto em frente à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, na manhã desta sexta-feira, durante a visita da presidente Dilma Rousseff a Porto Alegre. Na saída da Assembleia, Dilma tentou evitar os manifestantes e teve que ir de carro ao Palácio do Piratini, sede do governo estadual, distante cerca de 50 m - um trajeto que normalmente é feito a pé.

Munidos de apitos e narizes de palhaço, os manifestantes soltaram fogos de artifício durante o discurso de Dilma na Assembleia Legislativa, tumultuando a cerimôniade lançamento do Pacto Brasil Sem Miséria na Região Sul.

Dilma chegou por volta das 10h20 à Assembleia, onde recebeu do presidente da Assembleia, deputado Adão Villaverde (PT), a Medalha do Cinquentenário da Legalidade e uma publicação que relata as atividades realizadas pela Casa em homenagem aos 50 anos do Movimento da Legalidade, desencadeado para garantir a posse de João Goulart na Presidência após a renúncia de Jânio Quadros.

Dilma foi recebida por Villaverde e pelo governador do Estado, Tarso Genro. Na Sala da Presidência da Assembleia já aguardavam Dilma o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), a presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Sofia Cavedon (PT), e a ministra da Secretaria dos Direitos Humanos, Maria do Rosário (PT), além dos senadores Paulo Paim (PT-RS) e Ana Amélia Lemos (PP-RS). A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), também recepcionaram a presidente.

Dilma assinou, ao lado dos três governadores dos Estados da Região Sul do País - Tarso Genro (RS), Raimundo Colombo (Santa Catarina) e Beto Richa (Paraná) - o Pacto Sul - Brasil Sem Miséria, que prevê diversas ações para erradicar a pobreza na região. Segundo o governo federal, o programa pretende beneficiar, em todo o País, 16,2 milhões de pessoas, sendo que a Região Sul responde por 4,3% do total.

Estima-se que 61% da população mais pobre da região está concentrada na área urbana. O programa espera erradicar a pobreza através de ações que garantam a transferência de renda, a inclusão produtiva, o acesso a serviços públicos, saúde, educação, assistência social, saneamento e energia elétrica.

Protestos
Além das manifestações dos bancários e dos servidores públicos, trabalhadores da área carbonífera do Estado fizeram um protesto que bloqueou a BR-290 na altura da Ponte do Guaíba, principal ligação de Porto Alegre com o sul gaúcho. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), cerca de 40 manifestantes desceram de um ônibus no km 96 da rodovia, por volta das 8h30. Em seguida, quatro caminhões usados para o transporte de carvão fecharam as pistas, bloqueando o trânsito nos dois sentidos.

Ainda de acordo com a PRF, os manifestantes pretendiam apresentar à presidente Dilma queixas sobre a atual situação do setor, que, segundo os organizadores do protesto, estaria sendo preterido em leilões de energia promovidos pelo governo federal. Após duas horas de negociação, os manifestantes liberaram a via totalmente por volta das 10h30.

Com informações da Agência da ALRS.

Um comentário:

Marcelo Delfino disse...

Imaginem as críticas dos cretinos blogueiros progressistas a esses manifestantes!

Servidor público ou bancário que vota em petista é traidor da classe e da população. E deve ser tratado como tal.