quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Nas ruas, acadêmicos protestam em prol da federalização da Uniuv

http://www.jmais.com.br/index.php?option=com_k2&view=item&id=1223:manifestacao-uniuv&Itemid=9

O protesto durou cerca de uma hora e ocorreu em razão da demora na federalização, que é prometida para o início de 2012

Passeata iniciou na Avenida Marechal Deodoro e continuou pelas principais ruas do centro de Porto União e União da Vitória (Foto: Rodrigo Seccon).

Milhares de acadêmicos participaram da mobilização em prol da fusão do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) com o Instituto Federal do Paraná (IFPR). O protesto da noite de ontem, 20, foi organizado pelo Diretório Acadêmico da Uniuv. A passeata durou cerca de uma hora e ocorreu em razão da demora na federalização, que é prometida para o início de 2012, por representantes políticos do estado e do governo federal. A ideia da comunidade estudantil também foi aderida por acadêmicos de outras instituições de ensino superior de Porto União-SC e do ensino médio, com comum interesse em garantir estudo gratuito na região. Os estudantes percorreram as principais ruas e avenidas do centro das cidades gêmeas e atrairam a atenção dos moradores, nas janelas e portas das casas.

*Nota: o texto foi editado pelo moderador no trecho onde dizia em que mais de 300 acadêmicos participaram do evento. Segundo a assessoria de imprensa da Uniuv, mais de 2 mil pessoas estavam envolvidas.

A mobilização aumentou após o anúncio da implantação de uma unidade da IFPR em União da Vitória-PR, realizado pela presidente Dilma Roussef, na manhã de terça-feira, 16 de agosto desse ano. União da Vitória foi anunciada como uma das novas unidades, junto com as cidades de Pitanga, Cascavel, Capanema, Pinhais, Colombo e Jaguariaíva.

A consolidação das novas unidades está prevista para ocorrer nos próximos três anos, ou seja, somente em 2014, e é questionada pela comunidade estudantil por ser ano eleitoral. "As vezes alguns falam, acham que o diretório é contrário a implementação da sede da IFPR e somente a favor da federalização da Uniuv. Se o Instituto não viesse para cá, iria para outra cidade. Então, está correto, quando veio, tem que abraçar mesmo. Agora, gostaríamos que as mesmas pessoas que lutaram para trazer o Instituto lutassem junto pela federalização da Uniuv. Pra fazer com que essa federalização não se torne um artifício para eleição, para vangloriar alguém, e sim, para ajudar a sociedade geral, para trazer benefícios no mercado de trabalho e formar profissionais competentes na região", descreve Alexandro Hoepers, presidente do Diretório Acadêmico XXX de Abril (Data), da Uniuv.

Nenhum comentário: