segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Governo Petista recolhe bicicletas doadas a estudantes em programa social



Bicicletas foram entregues no dia 26 de agosto durante solenidade.
GDF diz que falta treinamento para os alunos; MEC não se pronunciou



As bicicletas do programa “Caminho da escola”, entregues pelo governo do Distrito Federal e pelo governo federal a estudantes da rede pública do Recanto das Emas, foram recolhidas logo após a cerimônia de lançamento do programa, no dia 26 de agosto.

O Recanto das Emas, a 26 quilômetros de Brasília, foi a primeira região do DF a aderir ao programa do Ministério da Educação que entrega bicicletas de graça a estudantes da rede pública.

Depois do anúncio do início do programa, do qual participaram o governador Agnelo Queiroz e o ministro da Educação, Fernando Haddad, as bicicletas foram levadas para um galpão, onde estão guardadas até hoje, sem uso. Três bicicletas ainda não foram devolvidas.

O Ministério da Educação foi procurado, mas informou que não vai se manifestar sobre o assunto.


Notícia publicada na Agência Brasília, do governo do Distrito Federal, no dia da cerimônia de lançamento do programa. (Foto: Agência Brasília/Reprodução)“Muita gente se sentiu revoltada porque pensou que já ia usar a bicicleta. Teve muita gente animada com a bicicleta e foi tudo fachada, não entregaram. Ficamos frustrados”, falou uma estudante.

A aluna Thaís Gonçalves, que aparece no painel do governo sobre o programa, também não ficou com a bicicleta. Ela diz que a maioria dos alunos foi avisada pelo diretor que a entrega era simbólica. Quem levou a bicicleta para casa depois da cerimônia teve que devolver.

Ministro Haddad a esquerda e Governador Agnelo Queiroz do PT anda de bicicleta durante lançamento do "Caminho da escola" (Foto: Divulgação)
“Nós fomos para lá já sabendo. Houve alguns mais desavisados, que foi na hora que o diretor não estava presente para falar com eles. Eles, sem saber, levaram as bicicletas para casa, mas só que ligaram pra eles devolverem porque ia ter um dia exato para eles receberem essas bicicletas”, disse Thaís Gonçalves.

A diretora da regional de ensino, Adriana Muller, confirma que a entrega foi simbólica e explica que isso ocorreu porque os estudantes precisam passar por um treinamento – o que, segundo ela, deve ocorrer em duas semanas. “A gente teve um lançamento do programa e depois a execução dele”, justificou.

Na época do lançamento, porém, o treinamento foi citado como já realizado. “Os alunos, como eles passam por uma formação, eles estão fazendo um curso antes de receber as bicicletas. Nesse curso, eles também estão sendo preparados para essa manutenção básica, de soltou uma corrente, precisou apertar um parafuso, ele também está sendo preparado. Além de já ter disponível junto com a bicicleta e o capacete alguns itens necessários para fazer essa manutenção", disse Adriana Muller, na época da cerimônia.

O Detran-DF é o responsável pelo treinamentos que as crianças vão receber para usar as bicicletas. Nesta segunda-feira (19), o diretor de Educação no Trânsito, Marcelo Granja, disse que não tinha conhecimento do recolhimento das bicicletas.

Um assessor do departamento informou que a parte teórica do treinamento já foi realizada e que a parte prática foi suspensa a pedido da Secretaria de Educação.

O G1 entrou em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria de Educação, que informou que a Secretaria de Comunicação está respondendo sobre o assunto. A secretaria informou, por meio de nota, que a a entrega feita em agosto "foi simbólica". Segundo a secretaria, o programa é dividido em fases.

"A primeira é a de sensibilizar a comunidade e dar informações para atrair interessados. A segunda, prevê o curso de formação para os alunos estarem aptos a andar como, por exemplo, direção defensiva. Passada essa fase, será feita a entrega definitiva das bicicletas", diz a nota.

Ainda de acordo com a secretaria, "todos os alunos presentes no evento" vão receber as bicicletas. "O governo não poderia entregá-las de forma irresponsável, sem que os alunos recebessem o curso de treinamento, que já está em andamento. Também estão sendo instalados os bicicletários para guardar as bicicletas."

Enquanto a propaganda está nas ruas, os alunos continuam indo a pé para escola. “Depois que a gente recebeu [as bicicletas], eles [as] recolheram. Não se ouviu mais falar das bicicletas”, afirmou o estudante Sérgio Luiz.

Nenhum comentário: