sábado, 5 de fevereiro de 2011

COPE - Encaminhou escutas para a pericia na Policia Científica

Varredura iniciada na manhã deste sábado (5) feita para identificar possíveis pontos de escuta clandestina na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, já localizou três centrais de escutas clandestinas nos gabinetes do presidente Valdir Rossoni (PSDB) e do 1º secretário Plauto Miró (DEM).


O trabalho foi solicitado pelo presidente em função dos últimos acontecimentos que envolvem situações irregulares em várias áreas da Assembleia. Rossoni determinou a varredura para garantir total transparência e condições de trabalho para a nova mesa diretora e para os deputados. “Temos que ter ampla liberdade e garantias de trabalho. Não podemos ter o risco de qualquer tipo de intimidação ao nosso trabalho.”


De acordo com o técnico em dispositivos eletrônicos da empresa de segurança Embrasil, Antônio Carlos Walger, os equipamentos de espionagem encontrados na Casa são "incomuns" e de alta tecnologia.


"Durante as buscas nas dependências da Assembleia, encontramos aparelhos estranhos, como microfones de indução para escuta de ambiente. São dispositivos bastante sofisticados, de origem israelense, que custam entre R$ 20 mil e R$ 50 mil, e que foram instalados recentemente escondidos sobre o forro", afirmou Walger. Num dos pontos onde havia uma central de escuta escondida, foram desenhadas três suásticas (adotadas pelo partido nazista).


O presidente da Assembleia Legislativa responsabilizou a antiga equipe de segurança por não detectar o esquema de espionagem montado na Casa. "De duas uma: ou os seguranças foram negligentes no trabalho ou coniventes com o crime. Armaram essa estrutura para tentar fazer algo contra nós. Veja o grau de bandidagem que o Paraná chegou. Fizemos essa varredura por questão de segurança, seguindo o conselho do chefe do gabinete militar da presidência, tenente-coronel Arildo Luiz Dias. Doa a quem doer, vamos até as últimas consequências com as investigações para apurar todas as irregularidades cometidas na Assembleia", garantiu Rossoni.


O 1º secretário, deputado Plauto Miró, disse que a Mesa Diretora fez um pacto para dar transparência total à Casa. "Armaram uma cama de gato para tentar manter os privilégios que certas pessoas tinham aqui dentro. Mas estamos absolutamente tranquilos e certos do que temos que fazer."


Diante de mais esse episódio, o presidente Rossoni reafirmou que é preciso urgência para realizar as mudanças no Poder Legislativo do Paraná. "Até o final de fevereiro nós vamos tomar as medidas necessárias para sanear totalmente a Assembleia."


Os equipamentos de escuta clandestina foram apreendidos pelo Centro de Operações Policiais Especiais (COPE), da Polícia Civil, e encaminhados para perícia técnica na Polícia Científica.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Presidênica / 41 3350-4357

Autor: Edmundo Inagaki

Nenhum comentário: