quarta-feira, 1 de junho de 2011

Assista à sessão da comissão que ‘convocou’ Palocci


O vídeo acima exibe o momento em que foi a voto, na Comissão de Agricultura da Câmara, o requerimento de convocação do ministro Antonio Palocci.

Presidente da comissão, o deputado Lira Maia (DEM-PA) anuncia a votação: “Os senhores parlamentares que são favoráveis ao requerimento permaneçam como estão.”

O plenário da comissão estava apinhado. As imagens mostram que alguns poucos gatos pingados se animaram a levantar o braço.

Os demais, por convicção ou descuido, permaneceram inertes, corroborando a convocação de Palocci.

“Aprovado o requerimento”, proclama Lira Maia. Segue-se um tumulto. Ao fundo, ouvem-se vários pedidos de “verificação de votação”.

O pedido de verificação serve para exigir que sejam colhidos os votos individuamente, por meio de declaração no microfone.

O problema é que, precavida, a oposição já havia requerido uma votação nominal anteriormente.

Reza o regimento que uma nova verificação só pode ocorrer uma hora depois da anterior. Prazo que ainda não havia decorrido.

Lira Maia claudicou: “...Queria explicar que votação nominal não cabe por uma questão de interstício. Mas eu vou repetir a votação”.

Partidários de Lira, um par de ‘demos’ acorreu ao microfone: Ônix Lorenzoni (RS), autor do requerimento, e ACM Neto (BA), líder do DEM.

“Votação aprovada tem que ser respeitada”, disse Ônix. “Não existe desvotar”.

“O que Vossa Excelência acabou de fazer é algo que ocorre todos os dias no plenário da Câmara dos Deputados”, ecoou ACM Neto.

“Cabe ao senhor presidente observar o comportamento do plenário e anunciar o resultado da votação...”

“...O processo ocorreu, Vossa Excelência proclamou o resultado, o relatório está aprovado”.

Seguiu-se um burburinho. E ACM Neto: “Aprovaaaaado, aprovaaaado, o requerimento está aprovado. E o senhor ministro Antonio Palocci está convocado”.

Sob protestos, o resultado foi mantido.

Escrito por Josias de Souza às 21h06

Nenhum comentário: